
Dando continuidade ao apoio conceptual e técnico ao desenvolvimento da Escola Prática de Aviação e à formação de Pilotos Aviadores (Projeto 12), ocorreu no dia 23 de Agosto de 2013 o términus de mais uma etapa, na formação dos pilotos Moçambicanos, com a largada de mais um piloto da Força Aérea Moçambicana (FAM), neste caso de uma Tenente Aluna, a primeira e para já a única mulher piloto das FAM.
Depois de ter sido efetuado o voo solo do Tenente Samuel Firmino, no FTB 337-G de matrícula FAM 550 a 06 de agosto de 2013, com sucesso reconhecido chegou a altura da Tenente Julieta José Luís.
Foi numa sexta-feira que, depois de um voo de instrução com a duração de 00:35 minutos, em que foram realizadas 3 aterragens e onde a Aluna Piloto demonstrou uma boa proficiência, que levou à tomada da decisão, por parte do instrutor de, pela primeira vez nos céus de Maputo, se ver o FAM 547 com a Tenente Julieta José Luís aos comandos completamente só a rasgar os céus.
Este voo decorreu normalmente e sem qualquer alteração ao que tinha sido planeado e "Briefado", e assim, ao fim de mais 00:30 minutos de voo e com duas aterragens, foi possível descortinar o FAM 547, a rolar para a placa militar, com uma Tenente sorridente aos comandos, conhecedora de que um grande objetivo tinha sido alcançado com sucesso.
A missão não terminaria sem que se realizasse a cerimónia de largada, mantendo assim viva a tradição de muitas dezenas de anos, em que a Aluna foi agraciada com um "caldo e pontapé" e ao mesmo tempo, para arrefecer a temperatura elevada, foi usado um balde de água para o efeito.
A missão do projeto 12, continua assim, dando frutos e demonstrando que, com empenho e perseverança, os objetivos superiormente definidos, são atingidos de uma forma segura e consistente.
Galeria